Fiocruz Fiocruz
webmail
CEIOC • Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz

Serviços


A equipe da CEIOC atua na manutenção e desenvolvimento da Coleção para a pesquisa, prestando principalmente os serviços de consulta, depósito, empréstimo e permuta de espécimes. Também são realizadas consultorias em entomologia e identificação de espécimes, dentro das especialidades da equipe. A formação e a capacitação de recursos humanos para o trabalho em coleções entomológicas e entomologia são contínuas.

Todos os serviços descritos abaixo estão disponíveis mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Serviço, que pode ser obtido junto ao curador ().

Consulta ao Acervo

Dados sobre os espécimes e sobre os táxons representados na Coleção podem ser consultados por profissionais ou estudantes de instituições de pesquisa e/ou ensino.

Depósito

Espécimes podem ser depositados na Coleção após avaliação das condições do material. O mesmo deve estar preservado adequadamente e acompanhado das informações associadas.

Empréstimo

O empréstimo de espécimes pode ser realizado para profissionais formalmente vinculados à uma instituição de pesquisa e/ou ensino. O prazo de empréstimo é de seis meses, podendo ser renovado mediante solicitação à curadoria.

Permuta

A permuta de espécimes com outras instituições pode ser realizada. O propósito fundamental é o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da Coleção.

Identificação

A identificação taxonômica de espécimes pode ser realizada dentro das especialidades da equipe da CEIOC.

Consultoria

Informações sobre entomologia geral podem ser solicitadas.

Formação e capacitação de recursos humanos

Treinamentos nas diferentes atividades realizadas na Coleção podem ser solicitados. Alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação podem ser aceitos para estágio e orientação formal.

Divulgação e Educação científicas

Atividades educativas em entomologia podem ser solicitadas.

© 2018 Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz